O que é a telemedicina e como utilizá-la?

Você sabe o que é a telemedicina e como ela pode otimizar o atendimento dos pacientes? Afinal, a partir da internet, é possível ter contato mais rápido e menos burocrático com os médicos, principalmente em tempos de distanciamento social impostos pela pandemia.

Portanto, a telemedicina tem se popularizado cada vez mais, justamente porque o profissional da saúde pode ter um olhar mais próximo dos seus pacientes, mesmo que sem contato físico, otimizando a triagem e a verificação de exames para determinação da conduta médica.

Mas afinal o que é a telemedicina e como ela pode ser utilizada para o atendimento dos pacientes? Conheça todas as informações neste post completo sobre o assunto!

O que é a telemedicina?

O termo “tele” se refere à distância. Portanto, a telemedicina é uma forma de atender pacientes à distância, sem a presença física. No entanto, essa forma de atendimento não é nova, uma vez que em outros países já era aplicada por telefone, televisão, entre outros meios.

Então, a telemedicina é uma forma de atendimento médico dos pacientes sem a presença física e independente do meio utilizado.

Como a telemedicina está sendo usada no Brasil

Ao longo dos últimos anos, diversas especialidades começaram a oferecer alguns serviços iniciais da telemedicina, como a verificação de resultados por e-mail ou telefone, por exemplo.

No entanto, com a pandemia do coronavírus que começou em 2020, a necessidade de distanciamento social trouxe maior relevância para a telemedicina, justamente para não deixar os pacientes sem o atendimento e evitar o risco de contágio.

Desde então, os serviços de triagem e atendimento à distância tem se intensificado e mostra bons resultados, justamente por otimizar e democratizar o atendimento médico para todos.

Avanços da telemedicina

O impulsionamento do uso de novas tecnologias, entre elas a internet, tornou a forma não presencial de atendimento médico mais eficiente e com cada vez mais adeptos.

Por isso, pesquisas são realizadas para melhorar ainda mais e oferecer novas formas de atender os pacientes, com mais detalhamento e assertividade.

Com isso, os avanços da inteligência artificial estão ajudando a gerar novos mecanismos de atendimento e dispositivos que permitem otimizar os atendimentos.

As formas de atendimento à distância

Entenda como pode ser dividida de acordo com o ramo de atuação do profissional de saúde. Por isso, vamos separar aqui algumas das formas de atendimento mais comuns:

  • teleassistência: é a forma de monitoramento dos pacientes para garantir a saúde e bem-estar.
  • teleconsulta: esse tipo de consulta é realizada por médicos, na qual os pacientes recebem a mesma atenção do que no consultório, mas sem a avaliação física.
  • emissão de laudos: quando o paciente passa por exames e somente recebe o laudo, a telemedicina ajuda a otimizar esse retorno e iniciar um possível tratamento, mesmo sem o retorno presencial.

Portanto, a telemedicina oferece aos seus pacientes a facilidade de atendimento rápido, evitando o prolongamento de sinais e sintomas, permitindo o diagnóstico eficiente de doenças.

Agora que você sabe o que é a telemedicina, que tal conhecer os serviços do grupo Elen? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *