Os impactos do aumento da expectativa de vida

Os impactos do aumento da expectativa de vida

O aumento da expectativa de vida vem crescendo no Brasil, e há impactos em toda a sociedade. Isso porque, segundo dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa chegou a 76,6 anos em 2019.  

Além disso, a longevidade para as mulheres (80,1 anos) é de sete anos a mais em relação aos homens (73,1 anos). Esses dados representam positivamente as mudanças sociais e da saúde, já que os dados apontam que a expectativa de vida aumentou mais de 30 anos desde 1940.

Mas afinal, quais são os impactos do aumento da expectativa de vida dos brasileiros? Confira!

Aumento da expectativa de vida

O aumento da expectativa de vida está diretamente ligado a melhora na qualidade da vida das pessoas.

Ou seja, as mudanças de hábitos como uma alimentação mais equilibrada, avanço das tecnologias da saúde, e a prática de atividades físicas regulares, fazem com que os brasileiros vivam mais e melhor.

Assim, as melhorias das condições de vida da população, como acesso ao saneamento básico, água potável, serviços de saúde, educação, entre outros, refletem diretamente no desenvolvimento e melhora na expectativa de vida.

 

Melhora na infraestrutura de atendimento

Esse cenário de maior esperança de vida está diretamente ligado ao comprometimento dos governos e a expansão tecnológica.

Isso porque, a população precisa de maior suporte médico para evitar o agravamento de doenças, além de outros serviços oferecidos pelo estado para garantir maior qualidade de vida.

Com isso, o avanço de planos de saúde, acesso à tratamento adequado, avanços de tecnologias ligadas à saúde, são o diferencial em uma vida mais próspera e longeva.

Hábitos que aumentam a expectativa de vida

Mas não é só a sociedade e as políticas públicas que refletem diretamente no aumento da expectativa de vida.

Isso porque, as mudanças de hábito e a busca por uma vida mais saudável também têm tornado o processo de envelhecimento mais saudável.

Assim, adotar uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos regulares, evitando o consumo de cigarros e bebida alcoólica, são pontos favoráveis para a longevidade.

 

A Ciência por trás da juventude eterna

Pesquisadores americanos descobriram o “gene da juventude”. A composição de DNA seria capaz de prolongar a vida e revolucionar o tratamento de doenças. Apesar do futuro promissor para aumentar a expectativa de vida das pessoas, ainda não se sabe quando a pesquisa poderá ser um tratamento.

Afinal, para implementar o gene da juventude da maneira como foi descoberto, é preciso alterar o DNA dos pacientes. No entanto, as pesquisas devem continuar para que o tratamento possa ser realizado a partir de plantas, medicamentos e alimentos que podem aumentar o tempo de vida das pessoas.

 

Confira 4 hábitos para aumentar sua expectativa de vida

A saúde tem sido uma das maiores preocupações das pessoas. Isso porque, para alcançar a longevidade, é importante mudar alguns hábitos diários o mais cedo possível.

Por isso, separamos 4 cuidados que você deve ter para aumentar a sua expectativa de vida. Descubra!

  1. Foque na mudança de hábitos

Cultive os bons hábitos para cuidar da sua saúde. Isso porque, os excessos e vícios são prejudiciais para o corpo e a mente.

  1. Busque uma alimentação saudável

Uma dieta mais equilibrada traz mais saúde e bem-estar. Afinal, comendo melhor, o seu corpo funciona da forma adequada e você se sentirá mais disposto para as atividades diárias.

  1. Pratique exercícios físicos

Saia do sedentarismo e insira na sua rotina a prática de exercícios físicos regulares. Além ser essencial para o controle de peso, as atividades físicas promovem mais sensações de prazer e relaxamento.

  1. Observe a sua saúde

Não descuide com o seu corpo e mente. Faça exames médicos regulares para prevenir doenças e se manter saudável.

Além disso, os impactos do aumento da expectativa de vida podem ser vistos em uma população mais idosa e saudável. Por isso, além de contar com uma melhor infraestrutura pública, a esperança de vida está ligada ao modo que as pessoas vivem e se comportam.

Que tal, com o aumento da expectativa de vida, o que você faz se manter mais saudável para a sua velhice?

Referencias:

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/29505-expectativa-de-vida-dos-brasileiros-aumenta-3-meses-e-chega-a-76-6-anos-em-2019

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/29502-em-2019-expectativa-de-vida-era-de-76-6-anos

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/expectativa-vida.htm

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/12/aumento-na-expectativa-de-vida-traz-um-grande-impacto-na-aposentadoria.html

https://portal.apexbrasil.com.br/noticia/ESTUDO-AUMENTO-DE-EXPECTATIVA-DE-VIDA-E-O-IMPACTO-NOS-NEGOCIOS/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.