O que é, e como funciona a Telemedicina?

O que é, e como funciona a Telemedicina?

Vivemos a era digital em nosso dia a dia; hoje praticamente tudo na nossa vida é feito pelas vias digitais. A Telemedicina está aí para comprovar isso, mas o que é, como funciona? E quais os seus benefícios?

Uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2014, já apontava que 54% da população brasileira estava conectada na internet. Atualmente esse número é de 64,7%.

Diante desse cenário, a área médica passou a oferecer serviços de saúde à distância.

A telemedicina aponta como um serviço de altíssima relevância, conquistando cada vez mais espaço no mundo, inclusive aqui no Brasil.

Neste post, você vai poder conferir do que se trata essa inovação da saúde e como ela pode te ajudar.

Telemedicina: o que é?

A telemedicina é uma área da telessaúde; uma especialidade de atendimento médico que disponibiliza diversos serviços de saúde à distância.

Todavia, essa inovação atua integrada com modernas tecnologias digitais promovendo assistência médica online a pacientes, clínicas, hospitais e profissionais da área.

Contudo, as informações são trocadas através da internet, em plataformas online com softwares de ponta, onde o usuário acessa pelo computador, celular ou tablet. Tudo isso garantindo alta velocidade e performance no atendimento.

Além disso, a telemedicina é um importante suporte para a medicina convencional. Vale ressaltar que, a telemedicina não pretende de forma alguma, competir com o atendimento tradicional, mas sim complementar.

Também é possível, por exemplo, monitorar as condições de saúde de um paciente remotamente, e intervir ao detectar que há algo errado, antes que o quadro se agrave.

Dessa forma, unindo conhecimento científico e recursos tecnológicos, o que lhe permite chegar em qualquer lugar, a qualquer hora.

Ou seja, a telemedicina tem o potencial de melhorar o acolhimento, amparo, e atendimento em saúde, tornando viável os processos, e colocando um número sem escala de pessoas em conexão.

Como funciona a Telemedicina?

A Telemedicina atua basicamente em 2 principais áreas: telelaudos e teleassistência.

1. Os telelaudos

Emite laudos à distância apresentados em softwares de saúde que promovem o fluxo e o recebimento desses exames: inclusive os de imagem, eletrocardiogramas, e eletroencefalogramas. Contudo, estes laudos sempre passam por análise de especialistas, com muita precisão e rapidez.

2. Teleassistência

É através da teleassistência que são feitas: triagem, orientação da saúde, além de monitorização do paciente, e teleinterconsulta (consulta entre médicos para segunda opinião de diagnósticos).
Tudo isso dentro de uma plataforma online acessível através do telefone celular ou computador, nos formatos de videoconferência, chat, ou mensagens de voz.

Quais os benefícios da Telemedicina?

● Aproximação médico x paciente; isso porque garante mais acolhimento e facilita a formação de diagnóstico.
● Leva atendimento médico até regiões remotas, ou seja, onde as pessoas não possuem acesso a este tipo de serviço.
● Garante mais acessibilidade à população em geral, uma vez que aumenta sua escala e seu alcance.
● Opera com tecnologias que permitem uma maior agilidade nos atendimentos.
● Mais segurança nas informações e sigilo de dados, tudo conforme as normas internacionais.
● Ampliação e oferta na agenda clínica de especialistas.
● Atuação e disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, em outras palavras, com resposta ágil e atendimento imediato.
● Especialização em diagnóstico de laudos;
● Consideráveis reduções tanto no tempo de atendimento quanto nos custos operacionais.

Conheça a Elen Telemedicina

A Elen Telemedicina além de cuidar da saúde da sua família, é uma empresa que direciona sua rentabilidade para democratização do aumento da expectativa de vida, através da distribuição de renda.

Entendemos que ter a tranquilidade de saber que, a qualquer hora do dia ou da noite, você terá um profissional de saúde para te orientar, seja para você ou para sua família, é fundamental.
Acesse o nosso site e saiba mais: https://www.grupoelen.com.br/telemedicina/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.