5 doenças das mulheres no ambiente de trabalho

As mulheres estão cada vez mais exercendo cargos de liderança ao redor do mundo. No entanto, ela não deixou de manter os seus deveres da casa e com a família, funções herdadas do sexo feminino para a nossa cultura.

Assim, as mulheres atuam em uma dupla jornada para alcançarem a sua independência financeira e, em muitas das vezes, manter o sustento das suas famílias.

Com isso, o acúmulo de funções colabora, e muito, com o surgimento de doenças ocupacionais que acabam gerando danos graves na rotina das mulheres.

Portanto, conheça as cinco principais doenças que acometem as mulheres no ambiente de trabalho.

  1. Lesão por Esforço Repetitivo (LER): essa é uma das doenças que mais acomete trabalhadores.  É causada pelo movimento repetitivo e prolongado de atividades, chegando a incapacitar os colaboradores para o trabalho.
  2. Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT): a postura inadequada no ambiente de trabalho é uma responsável por essa doença. A DORT causa dores crônicas e pode levar a invalidez para o trabalho.
  3. Síndrome de Burnout: o esgotamento profissional leva à depressão e fadiga.  A mente e o corpo ficam sobrecarregados, com falta de energia e refletindo diretamente na saúde mental da colaboradora.
  4. Ansiedade: os papéis impostos pela sociedade em relação às mulheres levam às crises e transtornos de ansiedade que são capazes de alterar as condições de vida da colaboradora, dentro e fora do ambiente de trabalho.  Inclusive afastando-as das atividades por longos períodos.

Portanto, implementar programas e políticas de saúde para a mulher dentro do ambiente de trabalho é fundamental e preventivo.  Uma forma de garantir o bem-estar e a qualidade de vida das colaboradoras com menos custos e mais produtividade.

Então, agora que falamos da necessidade de cuidar da saúde da mulher no ambiente de trabalho, que tal descobrir algumas formas de implantar políticas para garantir o bem-estar?  Organizações, trabalhadores, famílias, e sociedade: todos ganham com isso!