A saúde laboral em tempos de pandemia

A saúde laboral em tempos de pandemia

A saúde laboral tem desenvolvido um papel ainda mais importante durante esse período de pandemia do novo Coronavírus.

Isso porque, a crise levou a uma aceleração de diversas soluções relacionadas as atividades de trabalho.

Assim, um novo normal está diretamente ligado as adaptações de laborais que impõem o distanciamento entre os colaboradores e o trabalho em home office.

Mas afinal, como a pandemia está impactando na saúde laboral? Descubra algumas formas de garantir a segurança dos trabalhadores nesse tempo de Coronavírus.

A saúde laboral e as soluções tecnológicas

As soluções tecnológicas, como por exemplo a telemedicina, têm sido amplamente adotadas em meio a necessidade de distanciamento social.

Assim, os exames laborais, que antes eram realizados presencialmente, agora foram criados protocolos para o atendimento virtual, sem a perda de qualidade.

Com isso, as empresas passaram a promover o acompanhamento contínuo dos colaboradores, com maior praticidade e agilidade, considerando mais a saúde laboral em tempos de pandemia.

Monitoramento de sintomas

O monitoramento da saúde laboral dos funcionários tem sido mais intenso devido as necessidades de controle dos sintomas e da propagação do Coronavírus.

Assim, as empresas passaram a fazer um acompanhamento diário da saúde dos colaboradores, com a digitalização das informações e a observação dos resultados.

Com isso, a saúde laboral se tornou uma área cada vez mais evidente dentro da empresa. Isso porque, é necessário garantir a saúde e manter a estabilidade dos funcionários nesse período de pandemia.

Protocolos de saúde laboral

Os profissionais de saúde ocupacional da empresa estão trabalhando para garantir a adoção de planos de contingência e protocolos baseados nas informações epidemiológicas.

Isso porque, as ações para garantir postos de trabalho seguros e que as empresas possam ter programas de higienização e desinfecção são constantes.

Além disso, a pandemia gerou a humanização da relação entre empresa e colaboradores, com maior flexibilização da jornada e postos de trabalho.

Com isso, as situações de afastamento por contágio do vírus ou sobrecarga emocional são um desafio para a empresa, que precisa estar mais aberta para ao acolhimento nesse momento.

A saúde laboral em tempos de pandemia
Manter ambientes higienizados é uma medida importante que ajuda a combater a propagação de agentes patógenos

Ações mais alinhadas

Cada empresa tem uma realidade e, para isso, é preciso criar ações específicas para garantir a retomada gradual das atividades seguras.

Com isso, a área de saúde laboral da empresa precisa fazer a coleta rápida e precisa de dados, para monitorar as ações em busca de resultados eficazes.

Assim, mesmo durante a quarentena e as restrições de circulação, é possível criar condições seguras de trabalho para os funcionários na empresa e em home office.

Portanto, a pandemia acabou por enfatizar a cultura do cuidado no ambiente laboral. Com isso, contribuindo para melhorar a coleta e análises de dados da saúde dos trabalhadores.

No entanto, as equipes de saúde laboral estão trabalhando com maior ênfase para encontrar soluções para favorecer a segurança dos profissionais, garantindo as condições ideais para desenvolver as atividades em meio ao período de pandemia.

Quer saber mais sobre a saúde laboral em tempos de pandemia? Aproveite para acompanhar o nosso Instagram e conheça os nossos serviços para a sua empresa.

One thought on “A saúde laboral em tempos de pandemia

  1. Pingback: Como promover ações para qualidade de vida no trabalho – Grupo ELEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.